"...Estavam ofegantes quando as vi. Perguntei á alguns curiosos, que também estavam espantados com tanta graciosidade, e me responderam que se tratava de algumas Meninas loucas, provavelmente apaixonadas. Comecei a observa-las e percebi que Tudo que elas tocavam virava poesia, virava harmonia, virava dança. Seus movimentos eram desenvolvidos como um maravilhoso espetáculo e o amor com que produzia cada passo intrigava e era apaixonante. Aquelas garotas separadas até pareciam meio frágeis, pois eram muito delicadas, mas juntas... Era como um exército! Era algo tão poderoso que amedrontava qualquer potestade e botava para correr qualquer nível de demônio. Quando entravam em ação o chão tremia, as pessoas ficavam empovorosas e nenhuma estrutura, por mais concreta que fosse, ficava alheia aquele poder. E, ao que parecia, não havia obstáculos que segurasse aqueles seres tão doces e tão potentes. Era como se algo maior estivessem por trás daquele grupo. Eram ...



Guiados por Deus!"








( Escrito por Kayo Cerqueira, para o Nosso Ministério!)



domingo, 19 de fevereiro de 2012

Danças de adoração

Boa noite queridos,a paz seja convosco,hoje estaremos postando o último post sobre nosso estudo (as várias maneiras de adorar a Deus com dança) e falaremos sobre a dança de adoração.
A adoração é como um cântico novo,e são os salmos do Antigo Testamento que nos convidam a cantá-los ao Senhor: Cantai ao Senhor um cântico novo,cantai ao Senhor,todas terras.Sl 96:1
O cântico novo nasce de uma experiência com Deus.Ele é algo gerado pelo próprio Deus em nossos corações,como um fluir direto do Trono do Altíssimo,nos levando a falar entre nós com salmos,entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais. Ef 5:19.Nessa perspectiva,consideramos que hino e cântico têm princípios espirituais.Pode haver uma distinção entre eles no nível técnico,partindo-se do princípio de que o hino é algo previamente escrito e musicalmente composto,enquanto o cântico espiritual é espontâneo,cuja melodia e letra surgem espontaneamente em língua corrente ou em línguas dos anjos.
Tanto os hinos como os cânticos espirituais,quando gerados no coração de Deus e inspirados realmente pelo Espírito Santo,são unção pura,ou seja,são um derramar santo e restaurador do Trono de Deus.O próprio texto em João 16:14  afirma: Ele me glorificará porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Assim,Deus também tem usado a dança para sua honra e glória,derramando com coreografias preestabelecidas por Ele durante os ensaios e os devocionais,bem com tem trazido a dança como um cântico novo durante os noossos encontros pessoais com Ele e nos cultos públicos.
A dança de adoração nesse contexto é caracterizada por movimentos de elevação e prostação corporal em que todo o corpo se transforma,é como um derramar e evaporar em aroma suave em direção ao Altar Santo.Há também os giros variados,saltos,movimentos suaves e de contemplação dentre outos inimagináveis trazidos pelo Espírito Santo,pricipalmente nos momentos de adoração em cânticos espirituais.

  • Algumas recomendações
Todo zelo é recomendado.O ministro de louvor com danças não é um bailarino comum,nem pode ser!Ele é um adorador!
Por isso a designação de um ministro de louvor com dança deve estar sob a direção exclusiva de Deus.É preciso estabelecer critérios fundamentados na Bíblia,naqueles ditados pelo Espírito Santo e na direção pastoral da Igreja.
Não devemos estar preocupados em agradar ao homem,mas a Deus em primeiro lugar.Deus na faz acepção de pessoas.Ele não escolhe bailarinos bem treinados corporalmente para o servir,Ele quer o adorador.Claro que o nosso desejo é fazer o melhor para o Senhor,por isso devemos buscar excelência para Deus nos esmerando nos ensaios e nos treinamentos corporais coerentes com a proposta do louvor e da adoração.
É necessários que os ministérios de dança tenha encontro eventuais durante a semana,para desenvolver suas habilidades corporais,nas aulas são desenvolvidas princípios básicos de ballet,dança modernaa,além de exercícios particulares para o condicionamento físico do adorador.
Outro aspecto imprescindível é o estudo bíblico e o discipulato pessoal e coletivo.Nós por expemplo nos reunimos uma vez por semana, após a EBD para orarmos e estuadarmos a palavra de Deus.Temos tido experiências maravilhosas nesses encontros,o que,acima de tudo,tem nos apromximado ainda mais de Deus e nos fortalecido como uma família unida para um único objetivo: servir,louvar e adorar a Deus.
Com  a certeza de que o Senhor Jesus ainda tem muito que nos ensinar e que temos também muito que aprender,oro ao bom Deus para que Ele,na sua infinita misericórdia,nos discipule e nos capacite para fazer a sua obra com obediência,alegria,reverência,humildade e disposição para a aprendizagem com Ele.Do mesmo modo,que Deus nos livre de toda revanche do inimigo de nossas almas e nos guarde debaixo de suas asas.

Sobre os teus muros,ó Jerusalém,pus guarda,que todo o dia e toda a noite jamais se calarão;vós,os que fareis lembrado o Senhor,não descanseis,nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra. Is 62:6-7


Deus continue abençoando nossas vidas e derramando de sua graça e misericórdia..
Shallon

Extraído do livro Louvai a Deus com dança/Isabel Coimbra,com minhas modificações.

2 comentários:

  1. Que Jesus continue abençoando a vocês neste ministério de dança, também participava na minha congregação de um grupo de dança mas apesar de não estar mais ministrando o Senhor continua me fazendo dançar em espírito, é algo inexplicável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Cibele Costa,ficamos muito feliz com sua visita,tenho certeza que nosso Deus reçebe sua adoração no devocional.Deus abençoee,volte sempre.

      Excluir

Deus abençoe,volte sempre.!